SEXTA-FEIRA, 21 OUTUBRO • 2022
Criaturas das cavernas
Quem vive longe dos grandes centros ou já deu um rolê pelo interior do país, sabe o quão fértil é a união de maníacos obstinados em fazer o som do submundo reverberar.
Pude apreciar a partir de 2004 em Cuiabá (MT), um cenário pujante de bandas, coletivos e produtores que abriram caminho
para o que viria a ser o espaço mais longevo e expressivo da contracultura cuiabana nos últimos 18 anos, o Cavernas Bar.
Nessa época conheci Valdivino Villas Boas, o Cachorrão. Seu bar recém aberto
virou o ponto de encontro da galera metal e
punk na cidade. Não era ainda uma casa de shows, mas intermediava a divulgação de
eventos como o Art Underground, que já
vinham acontecendo anos antes em locações como o antigo Samba Lá, na região do Porto.
No mesmo ano, o Cavernas reabriu em um espaço mais amplo, onde permaneceu. A partir daí se tornou frequente os shows reunindo bandas locais como Gorempire, Necrosodommy, Malignant Excremental, Total Desastre, Tombstone, Eighteenth Angel, Wintermoon. Logo a casa entrou no mapa do metal nacional, recebendo bandas como Corpse Grinder, Headhunter D.C, Mystifier, Offal, entre outras. Até bandas estrangeiras como o lendário Master (USA) já subiram no palco mais cavernoso de Mato Grosso. Mais sobre as bandas e a história você confere na tese de Iuri “Simples” Gomes “Heavy metal em Cuiabá : cena musical e lugares do underground na cidade”.
Dentro deste recorte se passaram anos de muita luta para manter o espaço aberto, realizar melhorias estruturais e de palco. Nosso guerreiro Cachorrão fez do Cavernas sua vida, batalhou incansavelmente ao lado de amigos para sustentar o refúgio subterrâneo e fortalecer o rock como um todo.
Há algumas semanas o Cão anunciou seu retorno para Barra do Garças e confiou a continuidade do Cavernas a um novo dono. Essa notícia mobilizou um show de despedida para homenagear nosso perseverante amigo, reunindo no dia 10 de setembro as bandas Total Desastre, Aggresion (MS), Introspecto e Dying Order. Assista alguns registros dessa celebração: